Saturday, September 01, 2007

Visita

Começou com uma vontade absurda de ligar para a minha casa. Simplesmente saía do apartamento, vencia dois lances de escada, lançava-me porta à fora e chegava ao telefone público. Aparelho em punho, discava o meu próprio número e ficava esperando, esperando para que eu atendesse, durante horas repetindo isso. Já não atendia quando o telefone de casa tocava: tinha certeza de que se olhasse pela janela eu estaria lá fora, fumando e aguardando, auscultador grudado ao ouvido. Semanas depois, passei a escrever cartas para mim contando notícias, boas ou ruins, dizendo que eu estava bem, que não era para eu me preocupar, que afinal a vida é assim e tudo deveria se acalmar. Então eu respondia agradecendo aos conselhos e dizendo para eu não demorar tanto para escrever porque, afinal, este mundo é tão perigoso, nunca sabemos o que vai acontecer amanhã. Recebia as cartas emocionado e preparava um café para só então abri-las cheio de ansiedade, e lia duas, três vezes seguidas, respondendo sem me tardar. Não satisfeito com esses frívolos meios de comunicação, achei melhor me fazer uma visita. Fiz a barba, coloquei meu terno mais novo e um chapéu-coco, e saí de casa, dobrei na primeira rua à esquerda, depois esquerda, e esquerda novamente. Lá estava eu subindo as escadas para me fazer uma visita, pensando como iria me apresentar, de que maneira fazer a conversa se desenvolver, perguntaria como vai a vida, diria que precisamos sair para tomar um café, eu conhecia ótimos cafés e poderia me levar a um lugar bem agradável. Estava agitado, parado à porta do meu apartamento, será que eu tinha mudado muito, por cartas e telefonemas era impossível saber, mas daqui alguns instantes eu estaria ali, na minha frente. Suando, ajeitando o nó da gravata, olhos esbugalhados, apertei a campainha, mas, tão logo meu dedo indicador apertou o botão e meu vulto já se levantava do sofá, saí correndo atabalhoadamente, tropeçando nos degraus e jogando-me na calçada. Sei lá, às vezes é melhor não ter muita intimidade.

6 Comments:

Blogger Marcos said...

Gostei

8:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Excelente!

5:08 PM  
Blogger douglas said...

Valeu, gurizada. Bom que vocês gostaram.

8:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pô Douglas, qual foi a coisa que tu tomou pra fazer isso?
Mt legal o texto, parabéns

4:00 AM  
Anonymous Anonymous said...

nossa, excelente, douglas.
resenhas futebolísticas já tava de bom tamanho.
izabel

7:40 AM  
Blogger Júlia said...

Muito bom! :)

2:48 PM  

Post a Comment

<< Home