Wednesday, July 05, 2006

Tijolo

A impressão mais relevante que Cachoeirinha me passa está na sensação de que é uma cidade marrom. Principalmente nos prédios, mas também nas árvores, pessoas, calçadas e cachorros costumo vislumbrar uma fina camada de poeira. Cobre rostos, cabelos, latarias, janelas e fachadas. No ar há uma fuligem parecida com restos de tijolo, como se todo o município fosse uma imensa olaria. É realmente desagradável e credito a isso a cretinice da cidade e de suas pessoas. Estão todos entregues à poeira, como numa daquelas tiras nonsense do Laerte.

Parece que a cidade foi ficando mais marrom conforme fui crescendo. Talvez por não mais freqüentar as ruas e bairros onde costumava viver e que ainda guardam alguma luminosidade translúcida, onde a pele das pessoas é mais clara e as folhas das plantas ainda respiram. Tudo mais é pó e partículas de argila. É a desgraça da cidade, seu carma, sua bolha assassina. Candidatos são derrotados graças à poeira. Bares fecham por causa da poeira. Homicídios ocorrem devido às nuvens de argila que sufocam a cidade.

Como moro aqui e sou engolido pela poeira desde 1982, talvez as pessoas também me enxerguem marrom, talvez eu também seja cretino. É improvável que venha a ser derrotado em uma eleição, mas tenho medo de cometer um homicídio.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bom demais.

Faça um perfil de Cachoeirinha em 80 posts.

6:11 AM  
Blogger douglas said...

É uma idéia para se pensar.

Não posso esquecer de um vendaval que devastou tudo em 1986.

1:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

1000 páginas.

Adeus, Gay Talese.

4:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

AehaiUehiAEhAEiaehiaa MEDO, fiquei com certo receio de ir para Cachoeirinha... Mas farei isso amanhã =D

Tu escreves de maneira leve e humorística, tri isso ^^

Se tiveres orkut, me cata lá pra trocarmos idéias: Claudia Kills

(sim, preguiça de abrir o esquema e colar o link aqui =P)

Abraço,

freirinha_hecate@hotmail.com

7:50 PM  
Anonymous Anonymous said...

Foto em palavras, bela descrição. Tanta poeira me deixou sem ar.

9:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Carcamano!
Sou repórter do Diário de Cachoeirinha e estou fazendo uma reportagem sobre blogs e blogueiros da cidade.
Gostaria de saber se vc pode me dar uma entrevista. Msn e e-mail: cimattos@yahoo.com
Oi contato aqui pelo jornal até as 17h pelo fone:34704115
Aguardo seu contato urgente...Cinara

5:16 AM  
Anonymous Anonymous said...

Texto mais relevante jamais escrito sobre Cachoeirinha. Desvendou a alma da cidade. Conheço desde, creio, 1980, quando ainda não era possível (ou meus pais não sabiam que era) fugir da cidade no caminho para São Chico usando um trecho da freeway. A poeira sempre foi seu traço mais marcante. Sempre detestei. Ao namorar uma habitante da cidade, freqüentei muito o satélite portoalegrense durante um ano e constatei exatamente as mesmas impressões descritas aqui.

Tudo se encaminhava para a perfeição quando ficou ainda melhor:

" Olá Carcamano!
Sou repórter do Diário de Cachoeirinha e estou fazendo uma reportagem sobre blogs e blogueiros da cidade.
Gostaria de saber se vc pode me dar uma entrevista. Msn e e-mail: cimattos@yahoo.com
Oi contato aqui pelo jornal até as 17h pelo fone:34704115
Aguardo seu contato urgente...Cinara"

Sem dúvida, Douglas, tu é a figura mais importante de Cachoeirinha em todos os tempos e este foi o melhor registro sobre já feito sobre esta cidade. E tenho certeza que tu me perdoa esta pequenina ironia.

abração


Hermano

5:38 PM  

Post a Comment

<< Home