Thursday, April 06, 2006

Tremura

Lembrei-me de Chico Cobra, um curandeiro que na vila andava sempre com um cabaço cheio de jararacas. Quando Chico Cobra matou um homem na feira, entrou na mata, fez um rancho de palha e cercou-se de surucucus e outros viventes semelhantes. Todas as diligências da polícia para prendê-lo falharam. Nunca ninguém chegou ao rancho do criminoso: à distância de quinhentas braças o que se via eram barrocas com enormes rodilhas de serpentes.

Graciliano Ramos, em Angústia

Que ele é o mestre supremo da literatura brasileira, há muito já me convenci. Agora, a cada novo livro, a distância só vai aumentando.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

me lembro de essa discussão já ter acontecido em uma mesa de bar, antes. Graciliano Ramos é mestre, mas não dá nem pra começar a comparar com o Machado de Assis.

7:07 PM  
Anonymous Anonymous said...

É uma comparação vazia, em primeiro lugar. É como alinhar Hemingway a Edgar Allan Poe. Não faz sentido.

5:26 AM  
Blogger douglas said...

Claro que gosto de Machado de Assis, mas algumas vezes ele tem MUITO PERFUME pro meu gosto.

E sempre preferi relatos de tonturas a descrições de cadeiras. :)

1:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bruno: é perfeitamente possível comparar Hemingway com Edgar Allan Poe. mesmo levando em conta todas as diferenças estilísticas, geográficas e tudo mais, os dois faziam literatura e, neste quesito, podem perfeitamente ser comparados.

6:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Então vou comparar o George's Pastel com o Koh Pee Pee ;]

9:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Recentemente li Caetés. Outro grande livro. Mas Angústia é o melhor.

10:43 AM  
Blogger douglas said...

Também achei Angústia excelente, mas São Bernardo e Vidas Secas me causaram uma impressão absurda, o que me faz colocar os três praticamente no mesmo nível. Gostei bastante de Caetés também.

Infância é o próximo.

12:28 PM  
Anonymous Anonymous said...

Infância é BEM BOM. Esse lance das cobras é revisitado, numa CARTADA MAIS REAL.

Começou a ler o Terra Negra? Já comprou tua passagem pra Rússia?

7:55 AM  
Blogger douglas said...

Comecei a ler, sim. Como faço com os livros que acho geniais, estou indo bem na manha, SABOREANDO-O.

Cada vez me convenço mais que a Rússia é o único país a ser conhecido.

8:53 AM  

Post a Comment

<< Home