Tuesday, July 03, 2007

Caiu a casa

Disparate do medo

Aconselho fortemente uma visita ao Margs para conferir a mostra que reúne as quatro séries completas de gravuras de Goya. São mais de duzentas obras, da coleção da financeira espanhola Caixanova, que são expostas pela segunda vez fora da Espanha. A exposição fica até 5 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 19h. As séries são Os caprichos, Desastres de Guerra, Tauromaquia e Proverbios ou Disparates.

Tauromaquia disserta sobre alguns fatos relevantes das touradas. Feitos e mortes célebres da nobre arte são abordados como numa crônica história representada pelo desenho, onde o título de cada gravura remete diretamente ao fato. Espetacular.

Proverbios ou Disparates contém algumas das gravuras mais atordoantes que já presenciei, como a exposta acima. São peças em que os detalhes servem e complementam uma temática que flerta com o absurdo e o horror supremo. Cada expressão e traço sugere sensações extremadas de pavor, angústia ou prazer atormentado. Fui ver no domingo e até agora estou vitimado pelo transtorno profundo. Mas não quero ficar em chamas sozinho. Confiram. Vale muito.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

como diria Tom Zé: "bichos que imitam a raça humana"

quem viu, viu!

5:16 PM  
Blogger Ricardo said...

outra coisa: veja o filme Goyas Ghosts!

7:51 AM  

Post a Comment

<< Home