Tuesday, July 31, 2007

Mina de ouro

Não canso de me surpreender positivamente com a Internet. Com ânimo quase infantil, saúdo a descoberta do blog Buarque, que parece ter vindo para dar um fim à superficialidade presunçosa de grande parte de nossa crítica.

Monday, July 30, 2007

Fade out



Tão logo soube da morte de Ingmar Bergman, a primeira coisa que me veio à cabeça não foi Max Von Sydow jogando xadrez com a morte, mas sim esta seqüência magistral de Morangos Silvestres, que apenas momentos depois percebi ser plenamente ajustada à situação.

Friday, July 27, 2007

The heart is a lonely hunter


De chorar esse A love song for Bobby Long. História de gente que um dia se deu bem e depois muito se estrepou e de quem vê sua vida crescer de repente. Tema bem normal, mas contada através de um roteiro honesto ao extremo, com uma sinceridade de esbofetear o cidadão. O personagem de John Travolta comanda tudo. Gordo, manco, bêbado, traumatizado e SÁBIO. "Professor, poeta e trovador", como o próprio se define lá pelas tantas, entre sonzeiras de Jesus e mijadas de sangue.

Thursday, July 19, 2007

Sem saída

Depois da irritação e da revolta, virá o desânimo. Em questão de semanas, teremos conformismo. É sempre assim quando alguma coisa dá errado, mesmo que seja uma tragédia gigantesca. Não canso de me impressionar com a capacidade de adaptação das pessoas, que sempre acabam se acostumando a situações muito adversas, mesmo que isso implique, em última análise, na interferência direta e irresponsável do Governo em suas vidas. Daqui a pouco vou ficar apenas muito triste. Por enquanto, estou dominado pelo ódio contra um episódio que tanta dor está causando a todos, inclusive a um querido amigo e sua família.

Uma análise mais profunda sobre tudo isso, deixo para quem tem mais disposição e perícia para fazer, como o Alexandre Rodrigues, o Träsel e o Walter. Só consigo transmitir pessimismo e descrença geral, como acabou saindo este texto no Impedimento.

Tuesday, July 03, 2007

Caiu a casa

Disparate do medo

Aconselho fortemente uma visita ao Margs para conferir a mostra que reúne as quatro séries completas de gravuras de Goya. São mais de duzentas obras, da coleção da financeira espanhola Caixanova, que são expostas pela segunda vez fora da Espanha. A exposição fica até 5 de agosto, de terça a domingo, das 10h às 19h. As séries são Os caprichos, Desastres de Guerra, Tauromaquia e Proverbios ou Disparates.

Tauromaquia disserta sobre alguns fatos relevantes das touradas. Feitos e mortes célebres da nobre arte são abordados como numa crônica história representada pelo desenho, onde o título de cada gravura remete diretamente ao fato. Espetacular.

Proverbios ou Disparates contém algumas das gravuras mais atordoantes que já presenciei, como a exposta acima. São peças em que os detalhes servem e complementam uma temática que flerta com o absurdo e o horror supremo. Cada expressão e traço sugere sensações extremadas de pavor, angústia ou prazer atormentado. Fui ver no domingo e até agora estou vitimado pelo transtorno profundo. Mas não quero ficar em chamas sozinho. Confiram. Vale muito.